Flamengo define capacidade e valores para investimento no estádio próprio
Flamengo intensifica esforços para ter estádio próprio e driblar desafios no Maracanã
RedaçãoA torcida do Flamengo sempre abraçou o Maracanã como sendo a sua casa. E ao longo dos 128 anos de existência do clube, o Maracanã é sem sombra de dúvidas o maior palco das conquistas rubro-negras . São gerações e mais gerações de torcedores que possuem lembranças afetivas de momentos históricos vividos dentro do templo maior do futebol mundial. Mas mesmo assim o Maracanã nunca foi e nunca será a casa apenas do Flamengo .
Construído com dinheiro público dos cidadãos cariocas em 1950, o estádio jornalista Mário Filho recebe também jogos de Vasco e Fluminense. Só em 2023 foram mais de 70 jogos no estádio, o que aumenta o custo com a manutenção do equipamento e também prejudica o estado de conservação do gramado.
E o Flamengo já sofreu com lesões de jogadores como Thiago Maia, Bruno Henrique e Gabigol, justamente por irregularidades apresentadas no gramado. A dupla Flamengo e Fluminense, responsáveis pela administração temporária do estádio, já receberam multas da CONMEBOL por mandarem seus jogos com o gramado do estádio sem estar nos padrões que a entidade máxima do futebol sul-americano exige.
E as coisas tendem a ficarem cada vez piores. O governo carioca iniciou o processo de licitação para administração do Maracanã pelos próximos 20 anos, que conta com o consórcio Fla-Flu, Maracanã para todos, formado por Vasco, WTorre e Legends e com o consórcio RNGD, da Arena 360.
Capacidade do Estádio
Estima-se que um projeto só seria aprovado pelos órgãos competentes da cidade do Rio de Janeiro, numa capacidade máxima de 80 mil lugares . Segundo informações do jornalista Bernardo Ramos, Flamengo e Prefeitura do Rio de Janeiro já se reuniram sete vezes para discutir as questões envolvendo segurança e mobilidade urbana. E novas reuniões serão agendadas para que o assunto ainda seja mais debatido.
Custo da Construção do Estádio
Apuramos que o projeto de estádio do Flamengo no terreno do Gasômetro, teria um custo máximo de R$ 2 bilhões de reais previstos pela diretoria rubro-negra, entre a compra do terreno e a construção do equipamento.
SAF ou Parceiros para Execução do Projeto?
Como a questão da SAF está temporariamente descartada, Rodolfo Landim já iniciou a busca por parceiros no mercado . Segundo tivemos acesso, as conversas continuam no nível embrionário e apenas após a aprovação da venda do terreno por parte da Caixa, o Flamengo poderá partir de forma mais agressiva para as reuniões com empresas interessadas em ajudar o clube nesta empreitada.
Destaques da matéria
- Flamengo busca construir estádio próprio para resolver problemas no Maracanã
- Governo carioca inicia processo de licitação para administração do Maracanã
- Capacidade máxima estimada para o estádio próprio é de 80 mil lugares
- Projeto prevê investimento máximo de R$ 2 bilhões de reais
- Clube busca parcerias para execução do projeto após descarte da SAF
Com informações do site O Dia .