Atletas de Sport e Flamengo unidas contra o racismo no Brasileirão
Jogadoras se manifestam em partida do Brasileiro Feminino contra o racismo
RedaçãoAntes do início da partida entre Sport e Flamengo , que marcou o início da quarta rodada do Campeonato Brasileiro Feminino, as atletas das duas equipes se posicionaram juntas no centro do gramado em um protesto marcante contra o racismo.
Em um gesto de união e conscientização, as jogadoras Pintinho, representando o Sport, e Djeni, do Flamengo , compartilharam palavras de repúdio ao racismo. O momento foi transmitido pelos alto-falantes da Ilha do Retiro, ecoando a mensagem de combate à discriminação racial.
Esse ato ocorreu em meio a um cenário recente de intolerância, como o lamentável episódio durante a partida entre Internacional e Sport, em que uma jogadora do time gaúcho arremessou uma banana em direção ao banco de reservas do time pernambucano, após um gol das rubro-negras. Em consequência desse ato, a atleta foi desligada do clube e o Internacional sofreu sanções desportivas.
O repúdio ao racismo no futebol se estendeu para além das quatro linhas, com o Internacional sendo alvo de investigações e punições. A Delegacia de Polícia de Combate à Intolerância do Rio Grande do Sul está apurando o caso, buscando coibir atitudes preconceituosas no esporte.
Confira o manifesto das jogadoras na íntegra
“Hoje, estamos aqui não apenas como atletas, mas como cidadãs conscientes do nosso papel na sociedade. O futebol, o esporte que amamos, tem o poder de unir pessoas de diferentes origens, cores e histórias. No entanto, sabemos que, infelizmente, o racismo ainda existe e insiste em se infiltrar até no nosso campo de jogo.
O racismo humilha, o racismo fere e o racismo mata!
Somos mais do que apenas jogadoras, somos exemplos. Exemplo de respeito, de união e, acima de tudo, de igualdade. Não foi fácil chegar até aqui. Muitos são os desafios enfrentados por mulheres que decidem viver no futebol. Eles nos tornam mais fortes. Somos feitas de coragem, resiliência e de amor pelo que fazemos.
E é justamente por isso que afirmamos que você, racista, não nos assusta! Não temos medo. Vamos enfrentar essa praga abjeta e vamos vencer.
Hoje, aqui, reafirmamos o compromisso de combater o racismo em todas as suas formas, dentro e fora de campo. Que as atitudes preconceituosas, os olhares tortos e as palavras de ódio nunca mais encontrem espaço no futebol.
O racismo não tem espaço no futebol, nem em nenhum outro lugar da sociedade.
Vamos jogar por todos, por todas e por um mundo sem racismo.