Árbitro de polêmicas apita Botafogo x Flamengo no Carioca
Bruno Arleu de Araújo comanda jogo decisivo no Estadual.
RedaçãoO confronto entre Botafogo e Flamengo pelas quartas de final do Campeonato Carioca, que ocorrerá no domingo (15) no Estádio Nilton Santos, terá a arbitragem de Bruno Arleu de Araújo. O árbitro, que possui 42 anos, foi escolhido para comandar a partida que decidirá uma vaga na semifinal do Estadual, programada para as 17h30.
A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) optou por manter seu padrão ao longo do torneio, escalando um árbitro com experiência para esse embate significativo. Bruno Arleu já foi o árbitro principal em 21 partidas do Flamengo , ocupando a sétima posição no ranking dos times que mais apitou, e em 15 jogos do Botafogo, sendo o 14º.
Para auxiliar na partida, os assistentes serão Rodrigo Figueireiro e Thiago Henrique Neto. No comando do sistema de árbitro de vídeo (VAR), estará Rodrigo Carvalhaes.
Bruno Arleu de Araújo tem um histórico de quatro confrontos entre Flamengo e Botafogo. O Flamengo leva uma ligeira vantagem, com destaque para a vitória por 3 a 1 na semifinal do Carioca de 2018 e o triunfo por 3 a 0 na Taça Rio de 2020. Nos outros dois encontros, válidos pelo Brasileirão, o Botafogo venceu por 4 a 1 em 2025, e houve um empate sem gols na temporada passada. Neste último jogo, o árbitro relatou pressões feitas por dirigentes do Botafogo durante o intervalo da partida.
A atuação de Bruno Arleu também gerou polêmicas em jogos envolvendo o Flamengo , como na final do Campeonato Carioca de 2025. Ele foi criticado por não expulsar o volante Otávio do Fluminense após uma entrada dura em De La Cruz, e por ter marcado uma falta questionável em um lance que culminou em um gol anulado do Flamengo .
A arbitragem para o duelo entre Botafogo e Flamengo está composta por:
- Árbitro: Bruno Arleu de Araújo
- Assistente 1: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa
- Assistente 2: Thiago Henrique Neto Corrêa Farinha
- 4º árbitro: Wallace Rogério Rufino de Lima
- Assessor de arbitragem: Jorge Fernando Rabello
- VAR: Rodrigo Carvalhaes de Miranda
- AVAR: Silbert Faria Sisquim
- AVAR2: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho
- Observador de VAR: Cláudio José de Oliveira Soares
- Quality manager: Marcelo Silva Nascimento