Brasileirão 2025: Montevidéu lidera em exportação de jogadores
Descubra a cidade que mais exporta atletas e o país com mais representantes no Campeonato
RedaçãoNo Campeonato Brasileiro de 2025, a diversidade é um dos destaques, com 137 jogadores estrangeiros entre os 726 atletas inscritos pelos 20 clubes participantes, totalizando 18,9% do contingente. Dentre os países sul-americanos, oito dos nove da Conmebol têm representantes no torneio, contribuindo com 89% dos estrangeiros, num total de 122 jogadores.
A Argentina e Outros Países Sul-Americanos
A Argentina lidera com 46 jogadores, seguida por Uruguai (26), Colômbia (16), Paraguai (13), Venezuela (8), Equador (7) e Chile (5). O Peru é o menos representado, com um jogador. No entanto, quando se trata das cidades de origem dos estrangeiros, Montevidéu se destaca, fornecendo 18 jogadores, superando Buenos Aires e Assunção.
Montevidéu e Outras Cidades Latino-Americanas
Montevidéu, a capital do Uruguai, é a cidade estrangeira com mais representantes, com 18 jogadores no Brasileirão 2025. Buenos Aires e Assunção vêm em seguida, empatadas, com sete jogadores cada. Os argentinos se distribuem por diversas cidades, como Avellaneda, Morón, Haedo e Rosario.
Participação Europeia e Africana
Doze jogadores europeus compõem 8,8% dos estrangeiros, com Portugal liderando (5), seguido pela França (2), e representantes de outros países como Alemanha, Dinamarca, Espanha, Holanda e Suíça. Três jogadores africanos também marcam presença, sendo dois angolanos e um ganês.
A diversidade se destaca com jogadores de 16 cidades da América do Sul e África, com 62 atletas tendo compatriotas no torneio. Os outros 75 jogadores representam 54,7% do total de estrangeiros e não possuem conterrâneos no campeonato.
Os dados levam em consideração os 726 atletas inscritos no Brasileirão 2025, com informações complementares de plataformas de estatísticas de futebol. A análise considera a lista oficial disponibilizada pela CBF até 31/03, data da última partida da primeira rodada do torneio.