Com zagueiros em boa fase, Fla-Flu fazem primeiro jogo da semifinais

No melhor momento da carreira, Léo Pereira lidera melhor defesa da competição e sonha com seleção.

Redação
Foto: Reprodução

Em meio aos badalados e estrelados elencos de Fluminense e Flamengo , que se enfrentam hoje, às 18h30, no Maracanã, na partida de ida da semifinal do Campeonato Estadual , dois jogadores, de uma posição que não costuma ter tantos hofolotes, têm se destacado: os zagueiros Thiago Santos , do tricolor, e Léo Pereira , do Rubro-negro . Com trajetórias parecidas nos clubes e diferentes em relação ao setor do campo, os dois dão uma sustentação importante ao seus respectivos times.

No melhor momento da carreira, como tem confidenciado a pessoas próximas, Léo Pereira é um dos grandes destaques não só do sistema defensivo do Flamengo em 2024, mas do time como um todo. Ele é o líder da defesa que só sofreu um gol em todo o Estadual, ainda quando utilizava os garotos da base como titulares — o elenco principal do Rubro-negro ainda não foi vazado. O zagueiro também tem tido bom desempenho na frente. Já são três gols no ano — 50% dos seis marcados em 2018, pelo Athletico, a sua temporada mais artilheira —, sendo um deles decisivo para vitória sobre o Botafogo, e outro de falta, contra o Madureira.
Seleção brasileira

Contratado pelo Flamengo em 2020, após muitos títulos pelo Athletico, Léo Pereira esteve abaixo nas duas primeiras temporadas no clube, onde sofreu com a desconfiança da torcida. Em 2022, com Dorival Júnior, subiu de produção e garantiu a titularidade. Desde então, evoluiu em diversos fundamentos, e tem se destacado por um ponto que sempre foi seu forte: a saída de bola. Com bom passe de longa e média distância, o zagueiro é peça fundamental na construção ofensiva do time de Tite.

Continue lendo após a publicidade

Tudo isso faz com que Léo Pereira sonhe com uma convocação para a seleção brasileira, treinada pelo mesmo Dorival Júnior. Sob o comando do ex-comandante Rubro-negro , o zagueiro foi campeão da Libertadores e da Copa do Brasil, em 2022. Com passagem pela seleção nas categorias de base, ele tem a expectativa agora se ser convocado pela primeira vez na carreira para a principal.

"Karolino"

Segundo a torcida do Flamengo , um dos segredos por trás desse sucesso de Léo Pereira não tem ligação com treinos ou questões táticas, mas sim com o amor. Na virada do ano, o zagueiro engatou um relacionamento com a influenciadora digital Karoline Lima. O namoro rendeu ao defensor o apelido de “Karolino”.

É comum ver Léo Pereira comemorando os gols que marca com um coração em homenagem à namorada. Além disso, ela é presença garantida nos jogos do Flamengo , no Maracanã. De acordo com pessoas próximas, o casal ainda não pensa em dar o próximo passo na relação, mas está feliz e curtindo o momento.

Posição errada

No lado tricolor, Thiago Santos, titular absoluto da zaga desde a saída de Nino para o Zenit, da Rússia, foi levado para a posição por Fernando Diniz. O treinador costuma brincar que o ex-volante atuou na posição errada durante toda a carreira. Ao que tudo indica, o camisa 29 concorda. Feliz, ele entendeu que neste setor pode render mais. Assim, não se considera mais um improvisado ali, mas um zagueiro de ofício.

Mas o clima do defensor no clube nem sempre foi dos melhores nas Laranjeiras. Contratado em baixa do Grêmio, onde saiu muito criticado pela torcida, Thiago Santos precisou encarar a desconfiança da torcida do Fluminense. Em diversos momentos de 2023, na época atuando como volante, o atleta chegou a ser vaiado. O cenário mudou com a transformação tática.

Nesta temporada, Thiago Santos tem seis partidas como zagueiro, sendo três vitórias, dois empates, uma derrota e apenas dois gols sofridos. Ao todo, o defensor fez 14 jogos na posição — sendo oito em 2023, quando atuava com o time reserva. Os números e o bom desempenho, com atuações seguras e importante papel na já tradicional saída de bola de Diniz, fizeram o contrato com o Fluminense, que terminaria em dezembro , ser ampliado até o fim de 2025.

Ausências nas equipes

Thiago Santos está confirmado no clássico, mas o Fluminense tem alguns problemas. André, suspenso pela expulsão contra o Botafogo, está fora, assim como Samuel Xavier e Douglas Costa, ambos lesionados. Lima e Renato Augusto disputam a vaga do volante, enquanto Guga será o titular na lateral direita.

No Flamengo , Gerson, que passou por cirurgia renal, Gabigol e Wesley, que ainda se recuperam de problemas musculares, são desfalques de Tite. Por outro lado, o zagueiro Léo Ortiz foi relacionado e pode estrear com a camisa rubro-negra.

Notícias sobre

Mais recentes

Você leu?