Copa do Brasil: 10 anos da conquista improvável
Com gols de Elias e Hernane no segundo tempo, o Mengão foi do inferno ao céu em 2013
Há exatos 10 anos, diante do Atlético-PR, o Flamengo foi da profunda crise à redenção, em um ciclo que se fechou com "taça" de ouro, com o título da Copa do Brasil. A vitória por 2 a 0 sobre o Atlético-PR naquela quarta-feira, 27 de novembro de 2013, no Maracanã, foi o último capítulo de uma história que não parecia nada boa para o Mengão em setembro daquele ano, quando perdeu para este mesmo time, no mesmo Maracanã, e ficou também sem o técnico Mano Menezes.
Em uma virada completa, a torcida que lotou o estádio com incríveis 57.991 pagantes e 68.857 presentes, com renda de R$ 9.733.785, comandou a festa para comemorar a terceira conquista do clube na competição (1990 e 2006), que levou o Mais Querido a conquistar a vaga para a Libertadores de 2014, sendo essa a primeira comemoração de título do novo Maracanã.
Com o 1 a 1 no primeiro jogo da final, em Curitiba, o Rubro-negro carioca jogava por um empate por 0 a 0 ou por qualquer vitória. E a vitória chegou nos minutos finais, primeiro com Elias e depois com Hernane, artilheiro da Copa do Brasil com oito gols - e do novo Maracanã, com 17. Foi sofrido, brigado, o que só aumentou o sabor da comemoração da torcida. E os jogadores foram junto, correndo em direção às arquibancadas em total comunhão.
Durante esse intervalo de 10 anos, o Flamengo conquistou outros títulos importantes como duas Libertadores e dois Campeonatos Brasileiros, além de mais uma Copa do Brasil, mas a conquista desses títulos talvez não se compara ao de 2013, ano em que o Mengo terminou na 16ª posição no Campeonato de pontos corridos, brigando para não cair mas ainda sim conquistando vaga para a maior competição sul-americana de futebol. Na Raça, como era, é e sempre será. SRN.