Do Inter ao Liverpool: a trajetória de Allan até o Flamengo
Conheça a jornada de Allan, do Inter ao Liverpool e, finalmente, ao Flamengo.
RedaçãoO volante Allan, titular do Flamengo no primeiro jogo das oitavas da Libertadores contra o Internacional, possui uma história marcada pelo clube gaúcho. Apesar de ter sido formado nas categorias de base coloradas , o jogador não teve oportunidade de atuar profissionalmente pelo Inter, sendo transferido diretamente para o Liverpool aos 18 anos, em 2015.
Sua chegada ao Internacional ocorreu em 2013, quando tinha apenas 16 anos. Inicialmente, Allan desempenhava a função de lateral, mas posteriormente foi adiantado para o meio-campo. Sob o comando do treinador da base, Ricardo Colbachini, o jovem foi reposicionado como volante.
No ano de 2015, o Internacional foi convidado a participar de um torneio na Indonésia. Allan admitiu em uma entrevista anos mais tarde que, a princípio, não desejava fazer a viagem, pois coincidia com a realização da Copa São Paulo de Futebol Júnior. No entanto, convencido por seu pai, acabou aceitando o convite, e sua performance destacada chamou a atenção do Liverpool.
Aproximadamente em meados de 2015, o gigante inglês desembolsou cerca de 500 mil libras (equivalente a R$ 2,4 milhões na época) para contratar o jogador, que, vale ressaltar, nunca havia atuado profissionalmente no Internacional.
Devido a questões de visto de trabalho na Inglaterra, Allan foi emprestado a diversos clubes na Europa, como SJK (Finlândia), Saint-Truiden (Bélgica), Hertha Berlim, Apollon Limassol (Chipre) e Eintracht Frankfurt . No Brasil, teve uma passagem por empréstimo no Fluminense em 2019.
Somente em 2020, o volante foi contratado pelo Atlético-MG , onde permaneceu por três anos e meio antes de acertar sua transferência para o Flamengo . Na temporada atual, já acumula 30 partidas, sendo titular em metade delas.