ENEM 2023: questão da prova aborda canto racista contra torcida do Flamengo

O Exame realizado neste domingo (05), abordou cântico racista do Fluminense contra o Flamengo

Rayfran Júnior
Foto: Paula Reis

Neste domingo (5), o Exame Nacional do Ensino Médio, decidiu colocar uma questão que envolveu os times Fluminense e Flamengo . Na pergunta, a prova abordou como os torcedores tricolores tentaram modificar a letra de uma das músicas para eliminar o termo "mulambo."

A música em questão, entoada pela torcida do Fluminense por muitos anos, faz referência aos torcedores do Flamengo como "Mulambo imundo," um termo que tem origem racista. Na pergunta, os estudantes são desafiados a refletir sobre como uma mudança no comportamento social em relação a esse tema poderia ocorrer.

Essa questão foi baseada em uma reportagem do jornal "O Globo" de 2021. Na matéria, uma das torcidas organizadas do Fluminense sugeriu substituir o termo provocativo "mulambo" por "volta pro remo" na canção "Desde pequeno te sigo" como uma forma de mudança.

Continue lendo após a publicidade

No primeiro dia de provas, ENEM tem questão citando o movimento da torcida do Fluminense para mudar letra de canção preconceituosa contra o Flamengo.

📸 Reprodução pic.twitter.com/RRttb7wBVI

— Goleada Info (@goleada_info) November 5, 2023

De acordo com o gabarito extraoficial divulgado pelo "g1", a resposta correta para a questão seria a letra C: "Condenação do preconceito racial".

ENEM escancara racismo velado de torcidas

A prova do Enem, que é considerada a mais importante do país, ressalta que o uso do termo "mulambo" para se referir aos torcedores do Flamengo é, de fato, um ataque de natureza racista. Nos últimos anos, com o aumento da visibilidade desse tema, especialmente com a influência das redes sociais, torcedores rivais buscam justificar seus preconceitos e ataques aos Rubro-negro s de diversas maneiras, em grande parte das vezes recorrendo a argumentos elitistas.

Saiba mais

Mais recentes

Você leu?