Fifa decide: Leixões sem contratações até pagar dívida com Flamengo
Flamengo vence disputa na Fifa e impede Leixões de trazer novos jogadores. Entenda!
RedaçãoUma decisão da Fifa envolvendo o Flamengo e o Leixões, de Portugal, ganhou destaque nesta terça-feira. O tribunal da entidade determinou que o clube português está proibido de realizar contratações, impondo um "transfer ban" relacionado à dívida pela compra do atacante Werton, de 21 anos, em 2024.
Segundo a nota oficial divulgada pelo Flamengo , a punição ao Leixões permanecerá em vigor por até três janelas de transferências ou até que o clube salde a primeira parcela em atraso, no valor de 175 mil euros (equivalente a R$ 1,1 milhão na cotação atual), que venceu em novembro. Além do montante principal, o clube carioca também cobra juros e correção monetária.
Em um contexto mais amplo, a negociação envolvendo Werton teve desdobramentos complexos. Em julho do ano passado, o Flamengo negociou 70% dos direitos econômicos do jogador por 1 milhão de euros (R$ 5,8 milhões na cotação da época), porém, até o momento, o clube brasileiro não recebeu os valores acordados. Além do Leixões, o Rubro-negro também está em litígio com o Estrela da Amadora, outro clube português, na Fifa, buscando quitar dívidas relacionadas às transferências do atacante André e do volante Igor Jesus.
Werton, que teve uma passagem discreta pela equipe principal do Flamengo em 2021, com apenas um gol em 12 jogos, encontrou no Leixões uma nova oportunidade. No clube português, o atacante se destacou, tornando-se titular e atuando em 34 partidas, com oito gols e três assistências em sua primeira temporada no futebol europeu.