Sem jogar a toalha no Brasileiro, Flamengo já tirou outras grandes desvantagens
Rubro-Negro inclusive já superou diferença para o líder maior que a atual, de 12 pontos
É evidente que o foco do Flamengo está na final da Copa do Brasil, mas o Rubro-negro também colocou fogo no Campeonato Brasileiro ao fazer o que ninguém até então tinha conseguido: derrotar o líder Botafogo dentro do Nilton Santos. A distância para o topo da tabela ainda é grande, 12 pontos, mas a esperança do título segue viva e foi renovada "Enfrentamos uma grande equipe, o líder do campeonato. Todos falavam que o Botafogo era o favorito, e a gente sabe que o campeonato ainda não acabou. Mostramos dentro de campo a nossa força — declarou Bruno Henrique ao "FlaTV" na saída de campo do clássico."
Ainda dá? Para servir de inspiração, o Flamengo já conseguiu em outras duas ocasiões tirar grandes desvantagens para ser campeão brasileiro na era dos pontos corridos, segundo dados do Espião Estatístico do ge. Em 2009 o cenário era até pior que o atual. Na 23ª rodada, o líder Palmeiras tinha 44 pontos e chegou a abrir 13 na frente do Rubro-negro , então 11º colocado com 31.O time do técnico Andrade iniciou uma reação em setembro, e em outubro impôs ao líder Palmeiras a sua primeira derrota dentro do Palestra Itália no campeonato (veja no vídeo acima), assim como fez com o Botafogo esse ano. Naquela ocasião, a diferença caiu para seis pontos na 30ª rodada: 54 a 48 do Rubro-negro , então quinto colocado na tabela.
O Palmeiras perdeu o primeiro lugar na 34ª rodada para o São Paulo, novo líder com 59 pontos, dois a mais que o Flamengo , com 57. E o Rubro-negro conseguiu passar o Tricolor e assumir a ponta na penúltima rodada, após vencer o Corinthians fora de casa por 2 a 0. Dependendo só de si na rodada final, foi campeão ao ganhar do Grêmio por 2 a 1 no Maracanã.