STJD marca julgamento de Flamengo e Fluminense por incidentes entre torcedores
STJD agenda sessão para analisar acusações de desordens envolvendo times cariocas
RedaçãoO Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) definiu a data para o julgamento das acusações de desordens relacionadas a brigas entre torcedores que antecederam o clássico no Maracanã, disputado em 17 de outubro, pela 30ª rodada do Brasileirão. Fluminense e Flamengo serão julgados na próxima quarta-feira (27) em função dos incidentes.
Acusações e Base Legal
Ambos os clubes foram denunciados com base no artigo 213, inciso I, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que versa sobre a responsabilidade de tomar medidas para prevenir e coibir desordens nos eventos esportivos. Além disso, Bruno Spindel, diretor executivo de futebol do Flamengo , enfrenta acusações conforme o artigo 243-F do CBJD, relacionado a ofensas direcionadas ao árbitro Raphael Claus. As penalidades previstas incluem suspensão de 15 a 90 dias e multas entre R$ 100 e R$ 100 mil.
Detenções e Local do Confronto
O episódio de confronto entre torcedores ocorreu nas proximidades do Colégio Militar, na Rua São Francisco Xavier, Tijuca, Zona Norte da cidade. Como resultado da ação, a Polícia Militar deteve três indivíduos, os quais foram encaminhados ao Juizado Especial do Torcedor para as devidas providências legais.