Tite revoluciona no Flamengo: Superando estrelas e mudando o jogo
Casagrande analisa impacto de Tite no Flamengo e destaca sua influência sobre elenco rubro-negro. Co
RedaçãoO colunista Walter Casagrande , em análise para o UOL News Esporte , destacou o excelente início de temporada do Flamengo sob o comando de Tite . Para Casão, o ex-técnico da seleção brasileira transcende as estrelas rubro-negras e tem sido fundamental no controle do ambiente no Ninho do Urubu.
A necessidade de um comando forte
Antes da chegada de Tite, Casagrande já apontava a necessidade de um técnico de personalidade forte no Flamengo : "O Flamengo precisava de um treinador maior que os jogadores, porque estava sendo difícil controlar as relações, os comportamentos, os envolvimentos." Ele destaca que desde a saída de Jorge Jesus, o clube enfrentava dificuldades nesse aspecto.
Tite e o controle do elenco
Casagrande ressalta que Tite é um treinador com ampla bagagem e respeito no mundo do futebol: "O Tite é um treinador muito maior que o elenco do Flamengo , treinador de duas Copas do Mundo, foi campeão do mundo com o Corinthians, Libertadores, ganhou muitos títulos e é muito respeitado no meio." Essa autoridade permitiu a Tite tomar decisões importantes, como deixar Gabigol no banco e, inclusive, não convocá-lo para a seleção brasileira.
Mudança de comportamento no Flamengo
Mauro Cezar Pereira também destaca a influência de Tite no comportamento dos jogadores do Flamengo : "Acabou a panela no Fla; a máquina de triturar técnicos ruiu." Ele ressalta que desde a chegada de Tite, o ambiente no clube mudou significativamente.
Jorge Jesus, Dorival, Rogério Ceni, e agora Tite. O Flamengo tem passado por diferentes comandos técnicos, mas parece ter encontrado em Tite não apenas um técnico, mas uma figura capaz de controlar o ambiente e extrair o melhor de cada jogador.
Tite, com sua bagagem e respeito no mundo do futebol, demonstra que sua presença vai além das quatro linhas, influenciando não apenas táticas, mas também o comportamento e a disciplina dentro do elenco Rubro-negro . O desafio para os jogadores, então, é adaptarem-se a esse novo comando e reconquistarem seus espaços com base no desempenho dentro de campo.
Com informações do site UOL .