Torcidas de Flamengo e Corinthians: Preferência educacional revelada

Pesquisa revela torcidas fortes do Flamengo e Corinthians no nível médio.

Redação
Foto: Lucas Tavares

Uma pesquisa recente realizada pela parceria O GLOBO com Ipsos-Ipec trouxe à tona dados interessantes sobre a preferência clubística dos brasileiros de acordo com seu nível de escolaridade. Os resultados apontam que os torcedores com ensino médio se destacam, representando a maior parcela entre os entrevistados e demonstrando uma forte inclinação pelo Flamengo e Corinthians, somando juntos 34,7% da preferência.

Quando analisamos separadamente, observamos que a maior fatia, equivalentes a 23,6% dos entrevistados de nível médio, declaram-se torcedores do Flamengo , enquanto 11,2% manifestam preferência pelo Corinthians. Em seguida, Palmeiras e São Paulo aparecem com percentuais inferiores, 6,4% e 6,3%, respectivamente, fechando o top 5 com Vasco, que alcança 3,5% da preferência.

Relação com a escolaridade

Curiosamente, a pesquisa revela uma correlação entre a proximidade com os clubes e a escolaridade dos entrevistados. No nível médio, a parcela de indivíduos que declaram não possuir um time de coração reduz para 31,5%, caindo ainda mais para 30% entre os que possuem nível superior, enquanto no ensino fundamental esse número é de 34,2%.

Continue lendo após a publicidade

O sociólogo e executivo de futebol Marcelo Segurado destaca a importância de considerar variáveis como gênero, classe social e renda ao analisar esse cenário, levando em conta a exposição dos jovens a relações de consumo, investimentos em estrutura e formação de novos torcedores, refletindo um perfil evolutivo do torcedor contemporâneo.

Na base da pirâmide educacional, no nível fundamental, a preferência pelo Flamengo mantém-se considerável, atingindo 19,2% dos entrevistados, enquanto o Corinthians registra 12,4%. São Paulo e Palmeiras figuram próximos, com 6,5% e 6,1%, respectivamente.

Diferenças no nível superior

Analisando os dados dos entrevistados com ensino superior, menor grupo da pesquisa, observa-se que o Palmeiras se destaca como o terceiro clube mais apoiado numericamente, ultrapassando o São Paulo e atingindo 7,3% da preferência. Já o Corinthians cresce 1,3 ponto percentual em relação ao nível médio, alcançando 12,5%. Por outro lado, o Flamengo registra uma queda de 4 pontos percentuais nessa faixa educacional.

De forma proporcional, é evidente a forte representatividade dos torcedores de nível médio na base do Flamengo , com 48% de preferência nesse grupo. O Vasco e Palmeiras seguem com 45% e 42%, respectivamente.

Interessantemente, o Vasco é o clube com maior proporção de torcedores com nível superior, alcançando 28% do total. Já os clubes paulistas concentram mais torcedores no nível fundamental: 35% dos torcedores do Corinthians, 34% do São Paulo e 32% do Palmeiras estão nessa faixa educacional.

Saiba mais

Mais recentes

Você leu?