Flamengo enfrentará os desafios mais fáceis?
Fiel da balança, Fortaleza conquistou 67% dos pontos em casa no returno e será o próximo adversário.
O Fortaleza parece ser o fiel da balança na disputa entre Palmeiras e Botafogo pelo título do Brasileirão, já que líder e vice-líder terão pela frente esse mesmo adversário e ambos serão visitantes quando o enfrentarem. Neste returno do Brasileirão, o Fortaleza representa um grau de dificuldade de 67%, já que esse foi seu aproveitamento dos pontos que disputou em casa, com três vitórias, um empate e uma derrota.
Analisamos os aproveitamentos como mandante e visitante de cada equipe para entender que equipes terão pela frente os adversários mais difíceis. No quadro abaixo, detalhamos qual é o aproveitamento de cada adversário dos líderes considerando a característica do mando. Por exemplo, o próximo jogo do Grêmio será fora de casa, contra o Atlético-MG, que no returno conquistou 75% dos pontos que disputou quando mandante.
Quando considerados os desempenhos em casa e fora de todos os adversários, é possível afirmar que o São Paulo tem, na média, o caminho mais difícil no Brasileirão: como mandante, receberá o Cuiabá (48% de aproveitamento quando visitante) e o Flamengo (67%); como visitante, enfrentará o Fluminense (que atualmente tem 72% de aproveitamento quando atua como mandante), o Bahia (58%) e o Atlético-MG (75%).
Por esses critérios, o Santos é o clube que enfrentará os clubes que na média têm o menor aproveitamento de pontos. O Santos será mandante contra Fluminense (que está com aproveitamento de 13% quando visitante) e Fortaleza (29%) e visitante contra Botafogo (24%) e Athletico-PR (52%). Já entre os clubes que ainda têm condições de disputar o título de campeão, é o Flamengo que terá pela frente adversários que na média têm o melhor desempenho nas características de mando em que se enfrentarão: conquistaram 53% dos pontos.
O Flamengo é hoje o sexto colocado, mas tem um jogo a mais a disputar e pode subir na classificação. Ainda assim, enfrentará grau de dificuldade levemente maior do que terá o atual terceiro colocado, o Grêmio, que terá adversários com média de conquista de 51% dos pontos disputados no returno, sempre considerando o mando de cada partida. Os adversários do Bragantino conquistaram 50% dos pontos, e o Flamengo é um deles.
De longe, o Palmeiras enfrentará os adversários que em média têm o menor aproveitamento de pontos no segundo turno, 32%, enquanto Botafogo e Atlético-MG enfrentarão um grau de dificuldade médio, adversários com média de aproveitamento de 45% e 42%, respectivamente.
Grau de dificuldade de mandantes e visitantes
Como vários jogos precisaram ser adiados, alguns times farão dois jogos em casa e dois fora, mas o Fortaleza, por exemplo, terá ainda quatro jogos como mandante e dois como visitante. Já o Cruzeiro fará três jogos em casa e três fora. E Bragantino, São Paulo e Vasco terão dois jogos em casa e três fora.
Abaixo, detalhamos o grau de dificuldade médio que os times enfrentarão quando mandantes e quando visitantes. No caso do Palmeiras, por exemplo, receberá dois visitantes com média de 15% de aproveitamento de pontos no returno e fora de casa enfrentará mandantes que em média conquistaram 50% dos pontos na segunda metade do campeonato.