Experiência na Copa de 2022 fortalece Flamengo para desafio no Catar
Sete jogadores do Flamengo participaram da Copa no Catar.
RedaçãoA experiência adquirida por alguns jogadores na Copa do Mundo de 2022 pode ser uma vantagem para o Flamengo em sua adaptação ao Catar. O time carioca conta com sete atletas em seu elenco que disputaram o torneio no ano passado, que novamente sediará a Copa Intercontinental.
Pelo Brasil , Alex Sandro, Danilo e Pedro integraram o elenco. Pelo Uruguai, os representantes foram Varela, Arrascaeta e De la Cruz. O Equador foi representado por Plata. Um outro jogador, o uruguaio Viña, não foi incluído na lista de Filipe Luís para esta viagem.
Naquele período, Alex Sandro e Danilo faziam parte da Juventus. Varela ainda defendia o River Plate, enquanto Plata estava no Valladolid. Entre esses, o trio brasileiro foi quem teve maior êxito, com o Brasil alcançando as quartas de final, antes de ser eliminado pela Croácia. Uruguai e Equador deixaram a competição ainda na fase de grupos.
O desafio do Flamengo é recolocar o clube entre os grandes do futebol mundial, 44 anos após seu único título mundial. O time estreia na Copa Intercontinental na quarta-feira, às 14h (horário de Brasília), enfrentando o Cruz Azul, do México. Se avançar, o próximo adversário será o Pyramids, do Egito, no dia 13. O vencedor deste confronto enfrentará o PSG na final, marcada para 17 de dezembro.
O trio brasileiro no Catar
Danilo iniciou a competição como titular da seleção brasileira. Ele jogou contra a Sérvia, mas uma lesão no tornozelo o afastou de duas partidas da fase de grupos, retornando para o mata-mata. Alex Sandro também começou como titular e teve uma boa estreia, mas sofreu com problemas físicos que o tiraram de jogos importantes.
Pedro viveu sua primeira experiência em Copas do Mundo após boas atuações pelo Flamengo . O atacante participou das vitórias sobre a Coreia do Sul, nas oitavas, e Camarões, na fase de grupos. Na eliminação contra a Croácia, ele esteve em campo, participando da jogada do gol e convertendo um pênalti.
O quarteto uruguaio
O Uruguai não passou da fase de grupos, terminando em terceiro no Grupo H, que tinha Portugal, Coreia do Sul e Gana. Varela jogou os três jogos, dois deles como titular. De la Cruz participou de duas partidas, entrando do banco.
Arrascaeta foi destaque ao marcar dois gols na vitória sobre Gana. Ele foi o primeiro jogador do Flamengo a fazer dois gols em um jogo de Copa desde Zico, em 1982.
O solitário equatoriano
Plata fez parte de uma promissora geração equatoriana, eliminada na fase de grupos após terminar em terceiro no Grupo A, que incluía Holanda, Senegal e Catar. Ele foi titular nos três jogos, mas enfrentou problemas de indisciplina que o afastaram da Seleção, não participando da Copa América em 2024.