Flamengo não chega a liderança do campeonato desde 2020, ano do último título
A última vez que o clube carioca chegou perto da ponta da tabela foi na primeira rodada em 2023
Tricampeão da Libertadores, tetracampeão da Copa do Brasil e octacampeão brasileiro, o Flamengo está na prateleira dos maiores clubes do Brasil, sempre disputando em grandes competições, principalmente após a sua reestruturação. O Rubro-negro ainda pode ostentar o título, junto a São Paulo e Santos, como os únicos clubes que nunca foram rebaixados.
Apesar de ter se tornado um clube a ser batido a cada campeonato que disputa desde as conquistas de 2019, onde levou em um único final de semana, libertadores e campeonato brasileiro, o mais querido vem demonstrando uma característica que é comum entre clubes como Cruzeiro e Grêmio, que é a alcunha de "time copeiro" por sempre jogar bem e vencer as partidas de copas. Mas quando joga pelo campeonato brasileiro, o time Rubro-negro não consegue ter o mesmo desempenho.
Conquistou o campeonato brasileiro consecutivo, levando em 2019 e 2020. Sendo esta última conquista em que o Rubro-negro carioca esteve na liderança, ficando por apenas duas rodadas, se sagrando campeão. Desde então, são 94 rodadas fora da liderança da competição, nesse período Atlético Mineiro e Palmeiras foram campeões.
No último domingo, (06/8), o Flamengo foi derrotado pelo Cuiabá pelo placar de 3 a 0 e muitos torcedores começaram a questionar o comportamento do time em campo e notando diferenças na atuação e postura que os jogadores desmonstraram.
Na próxima partida, desta quinta-feira, (10/8), a equipe rubro-negra entra campo para decidir a vaga para a fase de quartas de final da Copa Libertadores, contra o Olimpia. A partida será realizada no Paraguai, casa do adversário da noite, às 21h. Na primeira partida, o Flamengo venceu por 1 a 0 e tem a vantagem do empate.