"O cara lá de cima não perdoa", diz Zico após vice do Flamengo na Copa do Brasil

Ídolo máximo do rubro-negro, Zico fala sobre os erros da diretoria do clube para um ano frustrante

Beatriz Sousa
Foto: Cidade Marketing

No dia seguinte à derrota do Flamengo para o São Paulo na final do segundo torneio mais importante do país, Arthur Antunes Coimbra expressou sua frustração sem filtros. O maior ídolo do clube não amenizou a situação e foi direto ao cerne dos problemas de uma temporada marcada por uma série de vice-campeonatos: Copa do Brasil, Supercopa do Brasil, Recopa Sul-Americana e Campeonato Carioca. Além disso, a equipe conquistou o terceiro lugar na Taça Guanabara e no Mundial de Clubes da Fifa, sendo eliminada oitava nas finais da Libertadores e ocupando o sétimo lugar no Campeonato Brasileiro, com 14 rodadas restantes.

Há um risco iminente de o Flamengo não participar do torneio mais importante do continente na próxima edição, o que intensifica ainda mais a preocupação com os rumores do clube.

O "Galinho de Quintino", Zico, elenca os motivos que ele vê como as razões para o castigo dos deuses do futebol ao Flamengo . Segundo ele, o pecado capital foi a saída de Dorival Júnior após as conquistas da Copa do Brasil e da Libertadores em 2023. Ele criticou a decisão de contratar Vítor Pereira, que foi eliminado duas vezes por Dorival em 2022, como substituto. Zico também aponta a longa pausa de 42 dias antes do Mundial de Clubes como um erro estratégico.

Continue lendo após a publicidade

Com os quatros vices acumulados pelo Flamengo no ano de 2023, o torcedor Rubro-negro fica frustrado com a expectativa de conquistar tantos títulos. Com isso, Zico analisa como foi a temporada do clube.

"O Flamengo fez uma boa partida, totalmente diferente dos 45 minutos da primeira, que decidiu a Copa do Brasil. Mas o Flamengo não perdeu no jogo de ontem (domingo). No futebol você não perde num jogo só. Você perde durante a temporada. O Flamengo começou a ter um ano difícil quando mandou o Dorival Júnior embora", disse o galinho.

Zico cita o motivo dado pela diretoria do Flamengo para não renovar com Dorival no final de 2022 já que a conquista do Campeonato Brasileiro não seria possível.

"Não tem o menor sentido, não tinha motivo e não foi esclarecido até hoje. Se der a desculpa mais chula, falar que demitiu porque vendia cachorro-quente na porta do CT e não era permitido, então tudo bem, é uma explicação. Agora, você tirar um cara que pegou um time lá na rabeira do Campeonato Brasileiro, levou lá para cima e ganhou a Copa do Brasil e a Libertadores. Se ganhasse todos os jogos até o fim do Brasileiro não seria campeão. O Palmeiras estava em um momento maravilhoso. A diferença seria mantida", destaca.

O ídolo Rubro-negro diz também que não entende o porquê da contratação de Vitor Pereira, já que o técnico português foi eliminado na Libertadores e vice na Copa do Brasil para o Dorival Júnior em 2022.

"A situação toda não permitia. O mais estranho de tudo foi quem colocaram no lugar (Vítor Pereira). Não tenho nada contra a pessoa, mas ele havia sido eliminado (pelo Dorival Júnior) duas vez em duas competições diferentes. Perdeu a Copa do Brasil e foi eliminado na Libertadores. Premiaram a derrota. Ali começou a degringolar tudo. As pessoas que tomam decisão acham que fazem a grande diferença porque contratam e vendem. Não é assim. Quem decide são os profissionais ali dentro no trabalho. Lamento. Está todo mundo com raiva, todo mundo chateado pela forma como as coisas aconteceram", fala Zico.

Sobre o Mundial de Clubes, que foi uma das principais competições disputadas pelo Flamengo em 2023, Zico não concorda com os 42 dias de férias dados ao elenco.

"Você vai jogar o Mundial de Clubes, que era a principal competição do ano, e dá férias de 40 dias sabendo que, no início do ano, teria três jogos decisivos? Então tudo foi errado. Começou errado. E o homem lá de cima não perdoa", disse o Rei da Gávea.

Saiba mais

Mais recentes

Você leu?