Por que CBF não reconhece título brasileiro do Flamengo em 1987
Discussão sobre o reconhecimento oficial do Campeonato Brasileiro de 1987 é reaberta
A concessão de mais um título brasileiro via fax pela CBF, desta vez para o Atlético-MG de 1937. Isso porque o STF decidiu que, na esfera judicial, o título pertence unicamente ao Sport. O clube pernambucano recorreu aos tribunais nos anos 90 para ser declarado campeão. À época, o Flamengo não recorreu da decisão. Entretanto, a entidade não pode oficializar a conquista rubro-negra.
Com isso, a questão transitou em julgado na Justiça. Isso significa que para os tribunais o campeão de 1987 é o Sport. O clube pernambucano nunca foi punido pela CBF e pela FIFA apesar de as leis do futebol proibirem que questões esportivas sejam decididas na Justiça comum. Em 2011, quando a CBF oficializou outra leva de títulos por fax, equiparando as Taças Brasil e Robertões jogadas entre 1959 e 1970 ao Campeonato Brasileiro, o Flamengo tentou ter seu título reconhecido. Na ocasião, a então presidente Patricia Amorim conseguiu que o então presidente da CBF, Ricardo Teixeira, reconhecesse o título do Flamengo .
Disputa pela Taça das Bolinhas ainda continua
O Sport, porém, recorreu à Justiça e obrigou a CBF a recuar. O Flamengo foi até o STF tentar provar a tese que a decisão da Justiça pernambucana não impedia a CBF de dividir o título entre Flamengo e Sport, mas foi derrotado.
Isso significa que não há mais caminho legal para o reconhecimento oficial do título. Dentro de campo, porém, o Flamengo continua sendo o único verdadeiro campeão de 1987. Isso porque disputou o principal Campeonato Brasileiro daquele ano, com todos os grandes clubes. Enquanto isso, o Sport, que havia sido rebaixado para a Segunda Divisão em 1986, não jogou contra nenhum time grande e ainda dividiu o título da equivalente à Série B com o Guarani após uma disputa de pênaltis que não se encerrou.
Entretanto, a disputa judicial envolvendo o título de 1987 ainda não se encerrou, Ainda tramita na Justiça o processo determinando quem deve ficar com a Taça das Bolinhas. O regulamento do Campeonato Brasileiro previa que o primeiro clube a ganhar cinco vezes o campeonato criado em 1971 teria posse definitiva do troféu.
Em 1992, o Flamengo conseguiu o quinto título. Como a CBF não reconhecia oficialmente o título de 1987, porém, a Taça das Bolinhas não foi para a Gávea. Quando conquistou seu pentacampeonato em 2007, o São Paulo reivindicou o troféu, embora o regulamento não fizesse mais menção a ele desde 1993. Desde então, a questão é alvo de disputa judicial