Separação de torcidas: Flamengo e Botafogo em lados opostos no Maracanã
Entenda a divisão das torcidas de Flamengo e Botafogo no Maracanã para o próximo clássico.
RedaçãoNo próximo clássico entre Flamengo e Botafogo no Maracanã, as torcidas dos dois times serão separadas por uma chapa de metal e linha de policiais militares no setor sul do estádio. Essa medida visa garantir a segurança e evitar possíveis confrontos entre os torcedores durante a partida decisiva do Brasileirão.
Divisão dos Setores
O Flamengo , como mandante, optou por manter o setor sul aberto, porém isolando a torcida do Botafogo em uma parte específica próxima às cadeiras cativas no setor oeste, com capacidade para 3 mil pessoas. Por outro lado, os torcedores Rubro-negro s ocuparão o setor leste, que conta com 9 mil lugares. Para garantir a separação adequada, o Flamengo retirou 7 mil ingressos do setor sul, resultando em um total de 12 mil lugares, de um total de 60 mil da capacidade total do estádio.
Medidas de Segurança
Essa estratégia de separação já foi adotada em outras ocasiões, como no jogo contra a LDU pela Libertadores. O Botafogo alega que havia um acordo para fechar o setor sul, devido à proximidade das entradas das duas torcidas pelos setores B e C do Maracanã. Assim, o Flamengo implementará grades e segurança privada para garantir que o acesso seja realizado de forma separada e controlada, seguindo as diretrizes estabelecidas para a segurança de todos os envolvidos.
Condições do Acordo
Os clubes haviam acordado que os jogos do Brasileirão teriam uma divisão desigual de 95% contra 5%, em vez da divisão comum de 50% para cada lado. Essa solução foi considerada a melhor alternativa para manter a segurança e evitar possíveis conflitos entre as torcidas rivais. No estádio Nilton Santos, na partida de volta, o mesmo critério será aplicado para manter a organização e segurança durante o clássico entre Flamengo e Botafogo.