Conselheiro do Flamengo acusado de discriminação contra presidente do clube
MP denuncia conselheiro do Flamengo por discriminação contra novo presidente.
RedaçãoO Ministério Público do Rio de Janeiro formalizou uma denúncia contra um conselheiro do Flamengo , acusando-o de práticas discriminatórias contra o novo presidente do clube, Luiz Eduardo Baptista, conhecido como Bap.
Denúncia e Eleição
A denúncia foi protocolada pela 2ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal Especializada, na última quarta-feira (18). Bap assumiu a presidência do time carioca em 9 de dezembro, liderando a chapa "Raça, Amor e Gestão" para o mandato até 2027.
O conselheiro em questão, José Carlos Isidro Pereira, apelidado de Peruano, enfrenta acusações de incitação criminosa, racismo e injúria racial. Ele faz parte do Conselho do Flamengo e já concorreu à presidência do clube.
Acusações e Investigação
Peruano é acusado de enviar mensagens injuriosas, ameaçadoras, homofóbicas, preconceituosas e discriminatórias sobre o presidente, conforme a denúncia. As ofensas teriam sido proferidas em áudios compartilhados em um grupo de dirigentes do clube, atingindo a dignidade de Bap em relação à sua "suposta orientação sexual".
A Promotoria destaca a importância de aprofundar as investigações para verificar outras manifestações homofóbicas atribuídas ao acusado. Nesse sentido, solicitou à Polícia Civil, por meio da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), a abertura de um novo inquérito policial.
Posicionamentos
A CNN procurou o Flamengo e José Carlos Peruano em busca de posicionamentos sobre o caso e aguarda resposta.