Flamengo não tem um bom retrospecto como visitante em finais da copa do Brasil
Em três finais como visitante, o rubro-negro perdeu uma partida e empatou duas
O Flamengo já disputou sete finais de copa do Brasil, e saiu vitorioso em quatro disputando as decisões contra grandes adversários. Sendo o atual campeão, o Rubro-negro disputa a sua oitava final e tenta conquistar o seu quinto título na história.
Com o sorteio realizado nesta segunda-feira, (28), para difinir os mandos de campo, o Flamengo decidirá a final como visitante, e na história da competição, o mais querido não é um bom visitante quando o assunto é título. Em três finais jogando longe do Maracanã, o Rubro-negro perdeu uma partida e empatou duas.
Na primeira vez que decidiu o título fora de casa, o Flamengo levantou a taça. Em 1990, o Rubro-negro enfrentou o Goiás na decisão e venceu na ida por 1 a 0. No segundo jogo, o time carioca segurou o empate por 0 a 0 no Serra Dourada e garantiu seu primeiro troféu da competição.
Nas outras duas vezes, o Flamengo não teve tanta sorte. Em 2003, na final contra o Cruzeiro, a equipe da Gávea empatou no Maracanã por 1 a 1. Porém, na volta, o Rubro-negro foi derrotado por 3 a 1 no Mineirão e ficou com o vice. O time carioca voltou a decidir como visitante em 2017, quando novamente ficou no 1 a 1 com a raposa, mas foi superado nos pênaltis no segundo jogo e amargou o segundo lugar mais uma vez.