Mengo Mania

Notícias

Outros Canais

Jogos

CBF afirma que o gol que Levou São Paulo para a final com Flamengo é valido

A declaração veio após torcedores do Corinthians questionarem o segundo gol marcado pelo São Paulo

Foto: Vnicius Nunes/Agencia F8/Gazeta Press Lucas Moura comemora gol sobre Corinthians

O segundo gol do São Paulo contra o Corinthians garantiu a vitória ao Tricolor no confronto de volta das semifinais da Copa do Brasil, assegurando assim sua passagem para a final contra o Flamengo no torneio. No entanto, esse gol em particular tem sido alvo de intensa polêmica devido a um possível toque de mão do meia-atacante Lucas Moura, autor do gol, ao enviar a bola para a rede.

No entanto, o VAR não consegue captar o toque de mão de nenhum ângulo. Péricles Bassols, gerente técnico responsável pelo sistema de arbitragem de vídeo na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), abordou esse cenário e declarou que, devido ao fato de o toque de mão não ser visível nos ângulos examinados pelo sistema de vídeo, a decisão de campo - que resultou em um gol - permanece inalterada.

“No VAR, fazemos o trabalho de parar as imagens e casar todas elas como um quebra-cabeça e definir se houve toque ou não. Nesse caso (lance do Lucas), não encontraram o toque. Portanto, não há infração e o gol foi mantido”, afirmou Bassols.

Continue lendo após a publicidade

Raphael Claus foi o árbitro do clássico ocorrido na última quarta-feira (16), com assistência de Bruno Boschilia e Rodrigo Figueiredo Henrique Correa.

O papel do VAR, por sua vez, ficou sob a responsabilidade de Igor Benevenuto de Oliveira. Bassols também acrescenta que a equipe está empenhada em buscar imagens que possam esclarecer o toque de mão, um detalhe que não se revela evidente a partir de nenhum ângulo.

"A equipe VAR desde o início da checagem está ativada para a possibilidade de mão. E ela tem que buscar realmente, porque se há um toque de mão, temos um gol de imediatez com toque de mão anterior, independentemente de ser intencional", acrescentou Bassols.

Bassols comenta ainda como é feita a verificação pelos ângulos.

“O VAR para em vários ângulos e velocidades em busca de possibilidades de contato, segue o jogo e não encontra nenhum contato. A depender da perspectiva que estejam olhando, por um lado parece que a mão está por trás e em outro parece estar por cima. São ângulos. Nunca podemos tratar uma imagem com um ângulo só”, finaliza.

Na decisão da Copa do Brasil, o São Paulo enfrentará o Flamengo, que eliminou o Grêmio na outra semifinal. Apesar de qualquer polêmica, o confronto está agora cravado e agendado para acontecer ao longo de dois domingos consecutivos, nos dias 17 e 24 de setembro. Até o momento não se sabe onde acontecerá a partida.

Saiba mais

Comente