Flamengo enfrenta desafios com lesões de titulares em ano de redução de casos
Desfalques prejudicam Flamengo apesar da redução de 29% nas lesões; confira os impactos
RedaçãoO Flamengo teve um ano de sucesso no que diz respeito ao departamento médico, com uma redução significativa de 29% no número de lesões em comparação com o ano anterior. Foram registradas 30 contusões em 2024, em contraste com as 42 de 2023.
Desfalques Pontuais
No entanto, ao longo da temporada, o clube enfrentou desfalques pontuais de jogadores com problemas físicos leves, que foram poupados de um ou dois jogos no máximo, totalizando 22 casos. Essas situações não foram consideradas neste levantamento. Excluindo os atletas poupados, as 30 baixas médicas de 2024 representam o menor número desde 2022.
Apesar da redução nas lesões, a equipe sofreu com importantes desfalques de jogadores essenciais para seu desempenho em campo. A ausência mais sentida foi a do centroavante Pedro, artilheiro do Flamengo na temporada, que rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho em um treino da seleção brasileira e ficou de fora dos últimos 21 jogos do clube.
Desfalques em Momentos Cruciais
Além de Pedro, o Flamengo perdeu diversos titulares em momentos decisivos ao longo do ano. Na final da Copa do Brasil contra o Atlético-MG, por exemplo, a equipe entrou em campo sem Pedro, De la Cruz, Everton Cebolinha e Viña. Luiz Araújo foi relacionado, mas também não estava apto para jogar e só retornou em dezembro.
O meio-campista De la Cruz, que chegou como titular para a temporada, viu sua sequência prejudicada por lesões. Ele fez 41 jogos em 2024, mas suas idas ao departamento médico limitaram sua participação. De la Cruz foi quem mais frequentou o DM Rubro-negro no ano, com quatro passagens. Lesões no ombro, joelho e coxa o deixaram de fora de 13 partidas.
O atacante Everton Cebolinha, por sua vez, liderou o ranking de desfalques por lesão no time, perdendo 38 jogos devido a problemas no tornozelo, panturrilha e tendão de Aquiles. Viña, por sua vez, ficou fora de 28 partidas após uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho.
Impacto e Estatísticas
A temporada do Flamengo foi marcada por lesões musculares, sendo a coxa a região mais afetada, com 15 casos. Problemas no joelho e tornozelo também foram recorrentes ao longo do ano.
Critérios e Fontes
Os dados para esta pesquisa foram obtidos no site oficial do Flamengo e por meio de informações dos setoristas do ge. O levantamento considerou o período de 01 de janeiro de 2024 até 20 de dezembro de 2024, excluindo lesões fora desse intervalo. Foram contabilizadas as baixas médicas que impossibilitaram a participação dos jogadores em pelo menos uma partida oficial, deixando de fora problemas fisiológicos e desgastes físicos.