Clubes Brasileiros buscam parar brasileirão durante Copa América, CBF vê impasse
Nove times da Série A querem ajustar calendário, mas confederação alerta para complicações futuras
Nove clubes de destaque na elite do futebol nacional estão pressionando por uma pausa no Campeonato Brasileiro durante a Copa América, de acordo com informações da "Band". O objetivo é evitar desfalques significativos devido à convocação de jogadores para o torneio internacional.
A proposta envolve antecipar os jogos das oitavas e quartas de final da Copa do Brasil, além de adiar as primeiras quatro rodadas do Brasileirão afetadas pela competição de seleções. Também está em pauta a mudança da final da Copa do Brasil para os dias 11 e 15 de dezembro.
Embora os clubes vejam a paralisação como uma solução para evitar problemas no Brasileirão, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) identifica impasses. Um dos principais é o possível conflito com o Mundial de Clubes, marcado para dezembro de 2024, caso um time brasileiro vença a Libertadores e chegue à final da Copa do Brasil.
Além disso, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, expressou preocupação com as repercussões a longo prazo, especialmente em relação ao calendário de 2025. Ele mencionou desafios como direitos de transmissão, férias dos jogadores e possíveis impactos no Sindicato dos Atletas.
O Flamengo, junto com outros oito clubes, incluindo Fluminense, Vasco, Botafogo, Palmeiras, São Paulo, RB Bragantino, Atlético-MG e Athletico-PR, está buscando ativamente uma resolução nos bastidores, como afirmou Luiz Carlos, Gerente do Futebol Profissional do Flamengo, após a vitória sobre o Bangu.
Com informações do site Lance.