Flamengo obtém efeito suspensivo para Bruno Spindel após punição do STJD
Bruno Spindel poderá viajar para jogo contra Athletico-PR após efeito suspensivo obtido.
O Flamengo conseguiu um efeito suspensivo para o seu diretor executivo de futebol, Bruno Spindel, que havia sido afastado por 20 dias pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) devido a declarações contra a arbitragem e a CBF. Com isso, Spindel está liberado para viajar com a equipe para Curitiba, onde o Flamengo enfrentará o Athletico-PR neste domingo, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro.
A Suspensão e o Recurso
Na última quinta-feira, Bruno Spindel foi punido pelo STJD após criticar duramente a arbitragem e a CBF após o empate em 1 a 1 com o Bragantino, em 4 de maio. Spindel foi enquadrado no artigo 258 §2º, II do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que prevê punição de 15 a 180 dias por "desrespeitar os membros da equipe de arbitragem, ou reclamar desrespeitosamente contra suas decisões". Durante a sessão, o presidente da 4ª Comissão Disciplinar do STJD, Jorge Octávio Lavocat Galvão, classificou as declarações como um "desabafo que extrapola e passa a ser uma ofensiva".
Declarações polêmicas
As declarações que levaram à suspensão ocorreram após a anulação da expulsão de Luan Cândido, do Bragantino, e a não marcação de um possível pênalti em Luiz Araújo, que foi ignorado pelo VAR. Bruno Spindel criticou publicamente a arbitragem e a CBF, afirmando que "só o que adianta é chamar para CPI, expor publicamente, dizer que é ladrão, dizer que tem assalto". Ele ainda completou dizendo que "para eles respeitarem o clube, só desse jeito" e classificou o ocorrido como "um absurdo".
Recurso e defesa
O departamento jurídico do Flamengo, liderado pelo advogado Michel Assef Filho, recorreu da decisão ao Pleno do STJD. Assef Filho argumentou que a Procuradoria falhou em detalhar os fatos aos quais gostaria de ver Bruno Spindel condenado e que as alegações de imparcialidade dos árbitros não foram explicitadas na denúncia.
O recurso foi bem-sucedido e o Flamengo obteve um efeito suspensivo, permitindo que Spindel continue suas atividades normalmente até o novo julgamento em segunda instância, cuja data ainda não foi definida.
Repercussão e próximos passos
Internamente, a CBF também reconheceu os erros da arbitragem. O presidente da comissão de arbitragem da confederação, Wilson Seneme, admitiu em entrevista ao site Uol que o VAR cometeu erros na partida em questão, o que reforça a defesa de Bruno Spindel.
Notícia relacionada
Destaques da Matéria
- Flamengo obtém efeito suspensivo para Bruno Spindel após punição do STJD.
- Declarações contra arbitragem e CBF geraram suspensão de 20 dias.
- Spindel está liberado para viajar com o time para jogo contra Athletico-PR.
- Departamento jurídico do Flamengo contesta falhas na denúncia.
- CBF reconhece erros da arbitragem na partida contra o Bragantino.
Com informações do site 'GE Globo Esporte'.