Conmebol anuncia medidas para aumentar tempo de jogo efetivo na Libertadores
Conmebol implementa ações contra cera em jogos e promete mais futebol na Libertadores.
A Conmebol está determinada a combater a prática da cera no futebol sul-americano e se alinhar com as diretrizes da Fifa, que recomendam pelo menos 60 minutos de jogo efetivo por partida em suas competições. Nesta segunda-feira, a entidade anunciou uma série de medidas para melhorar essa realidade já a partir das oitavas de final da Libertadores e da Copa Sul-Americana desta semana.
Entre as ações anunciadas estão punições para quem tentar "matar tempo" em campo. Uma das maiores queixas nos torneios da Conmebol refere-se à postura de certos clubes, que recorrem a artimanhas para retardar o jogo quando estão em vantagem, seja em confrontos eliminatórios ou classificatórios.
A Direção de Competições e Operações da Conmebol divulgou que o objetivo principal é aumentar a competitividade do futebol sul-americano, adotando medidas para reduzir as interrupções, desencorajar a demora proposital e incrementar a dinâmica e a qualidade do espetáculo esportivo.
Para atingir tais objetivos, a Conmebol pretende minimizar as paralisações decorrentes de substituições ou atendimentos médicos, assegurar um maior controle do tempo de jogo efetivo, buscando aproximar o máximo possível dos 90 minutos reais (com acréscimos adicionais, se necessário), e aplicar cartões a quem tentar retardar especificamente o reinício da partida.
Segundo a entidade, essas ações serão válidas para todas as competições de futebol, com a aplicação rigorosa do regulamento diante de atrasos desnecessários, além de um apelo à responsabilidade e colaboração de todos os envolvidos no futebol: dirigentes, jogadores, técnicos e torcedores.
Com menos tempo perdido em campo, a expectativa é que haja mais futebol. A competitividade aumenta, a exigência cresce e, consequentemente, o interesse pelos jogos e torneios aumenta, beneficiando clubes e associações. A semana promete ser movimentada com equipes brasileiras iniciando as fases eliminatórias das competições a partir desta terça-feira. São Paulo, Palmeiras, Flamengo, Internacional, Botafogo e Fortaleza entram em campo pela Libertadores, enquanto Fluminense e Atlético-MG disputam na Sul-Americana.