Copa do Mundo de Clubes 2029 terá 48 equipes
Espanha e Marrocos são favoritos para sediar o evento.
O Flamengo já garantiu sua participação na Copa do Mundo de Clubes 2029 graças ao título da Libertadores 2025. Contudo, a competição promete mudanças significativas, aumentando o número de clubes participantes.
Inicialmente com 32 equipes, o torneio de 2029 deverá contar com 48 times, marcando uma expansão significativa. Essa decisão vem apoiada pela Uefa, que não se opôs aos planos da Fifa de ampliar o evento.
Um dos principais pontos da negociação foi o intervalo entre as edições da competição. A Uefa solicita que o torneio continue acontecendo a cada quatro anos, afastando a possibilidade de edições bienais.
Com essa ampliação, a Uefa poderá enviar 16 clubes para a competição, um aumento em relação aos 12 da edição anterior. Isso atende a pressões de clubes europeus, como o Liverpool, que não participaram da primeira edição.
Espanha e Marrocos favoritos para sediar a Copa de 2029
O Brasil manifestou interesse em sediar a Copa do Mundo de Clubes 2029, mas as chances estão mais favoráveis para Espanha e Marrocos. Esses países também sediarão a Copa do Mundo de seleções em 2030, e planejam repetir a estratégia dos EUA em 2025, que receberam o torneio de clubes antes da Copa seguinte.
Com esse cenário, é pouco provável que a Fifa retire o evento da Espanha e do Marrocos, já que o torneio também funcionará como um teste para a organização da Copa do Mundo de seleções.