Estratégia de sucesso do Flamengo: De La Cruz e o planejamento no Carioca
Entenda como o Flamengo prioriza a saúde dos jogadores com De La Cruz no Carioca.

O Planejamento Estratégico do Flamengo no Campeonato Carioca
O Flamengo iniciou a temporada atual com um foco claro em evitar os erros do passado, especialmente no que diz respeito às condições físicas dos jogadores. Um dos principais exemplos desse planejamento é a maneira como o meia De La Cruz está sendo gerenciado no time. Até o momento, ele foi utilizado com extrema cautela, totalizando apenas 196 minutos em campo, em contraste com os 610 minutos que jogou no mesmo período do ano anterior.
O Preço do Sucesso e os Erros Passados
Após um ano de 2023 aquém das expectativas, onde o Flamengo perdeu todas as sete competições que disputou, o clube carioca entrou em 2024 com a prioridade no Campeonato Carioca. Embora tenha conquistado o título, isso teve consequências, com o desgaste do elenco durante os campeonatos mais importantes, como o Brasileirão, a Copa do Brasil e a Libertadores. O segundo semestre do meia uruguaio é um exemplo claro do desgaste sofrido, tendo participado de apenas 38% das partidas.
Equilibrando o Desempenho e a Saúde dos Jogadores
Apesar da conquista da Copa do Brasil ter salvado a temporada, o Flamengo aprendeu com os erros do passado. O técnico Filipe Luís deixou claro que não irá sobrecarregar os jogadores, visando mantê-los em alta performance ao longo de toda a temporada.
"Eu não vou dar sequência de quatro, cinco jogos para os jogadores agora no começo do ano, porque eu quero que eles façam essa curva e estejam no ápice da performance no começo do Brasileiro. E consigam manter durante toda a temporada", afirmou Filipe Luís.
Rumo à Decisão e à Final do Campeonato Carioca
Mesmo com um controle maior da carga de jogos, o Flamengo está próximo de chegar à decisão do Campeonato Carioca. Após vencer o Vasco por 1 a 0 na primeira partida da semifinal, a equipe rubro-negra, líder na fase inicial, pode até perder por um gol de diferença no segundo jogo, no próximo sábado, para garantir sua vaga na final.
A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) anunciou que o primeiro confronto da final será na quarta-feira, dia 12, com a partida decisiva marcada para o final de semana seguinte, oferecendo um desafio e uma oportunidade para o Flamengo consolidar sua estratégia de sucesso no Campeonato Carioca.