Fifa pode incluir LAFC x América-MEX na disputa por vaga contra o Flamengo
FIFA avalia duelo entre LAFC e América do México para definir grupo do Flamengo no Mundial

A FIFA está considerando a possibilidade de realizar um confronto decisivo entre o Los Angeles Football Club (LAFC), dos Estados Unidos, e o Club América, do México, para determinar qual equipe ocupará a vaga deixada pelo León no grupo do Flamengo no Mundial de Clubes, que terá início em junho deste ano.
Disputa pela Vaga no Mundial de Clubes
Em comunicado oficial, a entidade máxima do futebol explicou que o LAFC entraria na competição como vice-campeão da Liga dos Campeões da Concacaf de 2023, enquanto o Club América seria o representante mais bem posicionado no ranking de confederações da Copa do Mundo de Clubes da FIFA.
"A FIFA está avaliando a possibilidade de realizar um playoff entre o LAFC e o Club América para decidir quem terá o direito de participar da edição de 2025 da Copa do Mundo de Clubes da FIFA, substituindo o Club Léon após a decisão do Comitê de Apelação da FIFA", afirmou a nota oficial enviada pela entidade à imprensa.
O vencedor do playoff garantiria a vaga, a menos que questões legais interfiram no processo de seleção, ressaltou a FIFA em seu comunicado.
Decisão no Tribunal Arbitral do Esporte
Em paralelo, a apelação feita pelo León contra a sua exclusão do Mundial de Clubes será analisada em uma audiência marcada para o dia 23 de abril no Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), em Madri.
O TAS irá ouvir os argumentos tanto do León quanto do Alajuelense, clube da Costa Rica que iniciou o processo buscando uma vaga na competição, alegando que duas equipes do mesmo proprietário não podem disputar o Mundial de Clubes, conforme previsto no regulamento da FIFA. Além do Flamengo, o grupo conta com Chelsea e Espérance, da Tunísia.