Flamengo atinge elite salarial nos 50 clubes mais valorizados da Europa
Clube brasileiro se destaca com folha salarial equiparada aos grandes da Europa.
O Flamengo encerrou o ano de 2024 consolidando sua posição de destaque entre os clubes mais ricos do mundo. O clube, que já desfrutava de hegemonia financeira no Brasil e na América do Sul, agora se destaca também no cenário europeu, figurando entre os 50 clubes mais valiosos do continente, conforme revela um levantamento inédito do Bolavip Brasil.
Ascensão na elite financeira do futebol
Para chegar a essa constatação, o estudo analisou as folhas salariais anuais de 234 equipes de primeira divisão em 12 países distintos, incluindo Alemanha, Bélgica, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Inglaterra, Itália, México, Portugal e Turquia.
O Flamengo se destaca com uma folha salarial anual em torno de 51,5 milhões de euros, ocupando a 45ª posição no ranking geral. Quando consideramos apenas os clubes europeus, a colocação permanece a mesma, situando o Rubro-negro entre os 50 clubes mais ricos do Velho Continente.
Comparativo com clubes europeus tradicionais
É interessante observar que o Flamengo supera em gastos salariais todos os clubes de elite de Portugal, Holanda e Bélgica. Na Turquia, fica atrás apenas de Galatasaray, Fenerbahce e Besiktas.
Se estivesse na França, o Flamengo teria a quinta maior folha salarial. Na Bundesliga, ocuparia a sétima posição nesse quesito. Já na Itália, estaria em nono lugar, e na Espanha, seria o sexto time com maior investimento salarial.
Somente na Inglaterra o Flamengo teria uma folha salarial correspondente a um time de menor investimento, ficando atrás apenas de Brentford e Ipswich Town, que apresentam gastos menores nesse aspecto.
Clubes europeus com folha salarial inferior à do Flamengo
- Flamengo – 51,5 milhões de euros
- Benfica (POR) – 50,2 milhões de euros
- Villarreal (ESP) – 43,7 milhões de euros
- Lille (FRA) – 40,9 milhões de euros
- Ajax (HOL) – 40,2 milhões de euros
- Valencia (ESP) – 37,3 milhões de euros
- Anderlecht (BEL) – 34,3 milhões de euros
- Porto (POR) – 31,1 milhões de euros
- PSV (HOL) – 30,7 milhões de euros
- Sporting (POR) – 30,1 milhões de euros