Flamengo notifica Estrela da Amadora por dívida: prazo de 10 dias
Flamengo cobra dívida do Estrela da Amadora em 10 dias: entenda o caso

O Flamengo enviou uma notificação formal ao Estrela da Amadora, de Portugal, estabelecendo um prazo de 10 dias para o clube saldar uma dívida referente a dois jogadores formados na base rubro-negra: o atacante André, de 23 anos, e o volante Igor Jesus, de 22. A diretoria do Flamengo alega ter direito a mais de R$ 34 milhões considerando as negociações envolvendo esses atletas.
No ano passado, o Flamengo realizou a venda de André, que já estava emprestado ao clube português, e de Igor Jesus para o Estrela da Amadora, por valores de 500 mil euros e 2 milhões de euros, respectivamente. Entretanto, a equipe portuguesa não efetuou o pagamento de nenhuma parcela e, em 2025, revendeu ambos os jogadores: André foi transferido para o Rio Ave, também de Portugal, por 2,2 milhões de euros; enquanto Igor Jesus foi negociado com o Los Angeles FC, dos Estados Unidos, por 4 milhões de euros.
O Flamengo está cobrando os valores referentes aos 500 mil euros, acrescidos de 880 mil euros pelos 40% dos direitos econômicos que ainda detinha de André, e mais 2 milhões de euros, somados a outros 2 milhões de euros pelos 50% dos direitos econômicos que possuía do volante na transação. Caso o Estrela da Amadora não regularize ou negocie a dívida dentro do prazo estipulado, o Flamengo ameaça recorrer à Fifa e solicitar uma multa de 5% sobre o montante devido (totalizando R$ 1,7 milhão), juros de 1% ao mês e correção monetária pelo IPCA.
O departamento jurídico do Flamengo já acionou a Fifa anteriormente contra o Estrela da Amadora e venceu os dois processos nos quais reivindicava os valores da primeira venda dos jogadores. Caso a dívida persista, o clube português corre o risco de sofrer um "transfer ban" e ficar proibido de contratar novos jogadores nos próximos anos.