Flamengo se destaca na Europa com jovens talentos revelados
Clube brasileiro figura no top 50 de revelações europeias.
O Observatório do Futebol (CIES Football Observatory) publicou, na quarta-feira (14), um ranking que destaca os clubes com maior número de jogadores formados em atividade nas cinco principais ligas da Europa. O Flamengo é o único clube brasileiro no top 50 desta lista, com 11 atletas revelados.
O Barcelona, da Espanha, ocupa o primeiro lugar com 40 jogadores formados. O top 10 é amplamente dominado por clubes ingleses, incluindo Chelsea, Manchester United, Manchester City e Arsenal, que ocupam da sexta à décima posição, respectivamente.
Além do Flamengo, dois clubes argentinos estão no ranking: o River Plate, em 38º lugar com 12 jogadores, e o Boca Juniors, na 51ª posição com 10 atletas.
Dentre os principais talentos revelados pelo Flamengo em atuação na elite europeia, estão Vini Jr, destaque no Real Madrid, Lucas Paquetá no West Ham, João Gomes no Wolverhampton, e Wesley que atua na Roma, da Itália.
O ranking completo apresenta outras equipes notáveis, como o Real Madrid em segundo, Paris Saint-Germain em terceiro e o Ajax em quinto, todos reconhecidos por sua capacidade de desenvolver jogadores de futebol altamente qualificados.
Os clubes franceses e espanhóis também aparecem frequentemente na lista, sublinhando a tradição de formação de jovens talentos na Europa, com grandes nomes como Olympique Lyonnais, Valencia e Atlético de Madrid entre os 15 primeiros colocados.