Novo presidente do Flamengo será escolhido entre três candidatos
Eleição do Flamengo tem três candidatos após impugnação por fraude. Saiba mais!
A disputa pela presidência do Flamengo está acirrada, com apenas três candidatos na corrida eleitoral após a impugnação de duas chapas por irregularidades. Luiz Eduardo Baptista (Bap), Maurício Gomes de Mattos e Rodrigo Dunshee foram os únicos cujas chapas foram confirmadas, enquanto Pedro Paulo e Wallim Vasconcellos tiveram suas candidaturas impugnadas.
A Comissão Permanente Eleitoral (CPE) do clube, encarregada de avaliar as inscrições, emitiu um comunicado explicando que as duas candidaturas foram retiradas devido a infrações. A chapa de Wallim Vasconcellos foi acusada de falsificar assinaturas de sócios, o que levou à sua desqualificação do pleito.
Para que uma chapa seja regularmente inscrita, é obrigatório obter no mínimo 156 assinaturas para compor o grupo. No caso de Wallim Vasconcellos, alguns sócios afirmaram à comissão que não tinham assinado o documento apresentado para integrar o Conselho Deliberativo ou Fiscal, solicitando a remoção de seus nomes.
O candidato impugnado declarou que irá recorrer da decisão e demonstrou confiança em sua participação na eleição, afirmando: "Fomos surpreendidos pela decisão. Um absurdo total, porque cumprimos todas as exigências. Aliás, mais ainda do que reza o estatuto e diferentemente de outras chapas. Em 2012 a chapa que eu liderava foi impugnada e está acontecendo basicamente a mesma coisa em 2024. Nós vamos continuar firmes, vamos recorrer e temos certeza que nossa chapa será aprovada", afirmou Wallim.
Além das impugnações, Pedro Paulo não apresentou toda a documentação necessária para a confirmação de sua inscrição. Delair Dumbrosck retirou sua candidatura para apoiar Dunshee, enquanto José Carlos Peruano, outro pré-candidato, não chegou a inscrever uma chapa.
Os três candidatos restantes e suas respectivas chapas são: Luiz Eduardo Baptista (Bap) com a chapa "Raça, Amor e Gestão", tendo Flávio Willeman como vice; Maurício Gomes de Mattos com a chapa "Mengão Maior", com Wellington Silva como vice; e Rodrigo Dunshee com a chapa "UNIFLA", que tem Marcos Bodin como vice.
A eleição está marcada para o dia 9 de dezembro, em uma segunda-feira, na sede da Gávea, com horário de votação das 8h às 21h. Diferentemente de anos anteriores, as chapas não serão identificadas por cores, mas por números, que serão sorteados na segunda-feira anterior, dia 7.