Presidente do Flamengo propõe emenda contra discriminação no clube
Presidente convoca conselheiros para votação de medida anti-discriminação

O presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista, conhecido como Bap, convocou os conselheiros do clube para uma reunião extraordinária no dia 19 de agosto. O objetivo do encontro é discutir uma proposta de inclusão de uma emenda no estatuto para punir condutas discriminatórias por parte de associados e colaboradores.
Emenda contra a discriminação
A proposta visa alterar o artigo 3º do estatuto do Flamengo, que passaria a proibir expressamente qualquer forma de discriminação com base em origem, raça, sexo, cor, idade, crença religiosa, convicção filosófica e condição social. No entanto, a menção específica à prática de homofobia não está presente no texto.
Além disso, o regimento interno do clube também estabelece o compromisso de combater o racismo e a discriminação racial, promovendo a conscientização, prevenção, inclusão e repressão a qualquer manifestação racista.
Punições previstas
De acordo com a proposta, associados que praticarem condutas discriminatórias nas dependências do clube poderão ser suspensos por um ano ou até mesmo excluídos do quadro social. Já os colaboradores que cometerem as mesmas infrações estarão sujeitos a demissão.