Mengo Mania

Notícias

Outros Canais

Jogos

Entenda o vocabulário que Tite usa em suas coletivas

Termos como 'zona 14', 'Approach' e 'treinabilidade' são utilizados pelo treinador

Foto: Marcelo Cortes / Flamengo Tite no Ninho do Urubu

Tite chegou ao Flamengo nesta semana, no dia 10 de outubro e deve estreiar ainda esse mês a frente do clube. Tendo a carreira de técnico a mais de 30 anos, o professor Adenor costuma usar alguns termos que não são tão utilizados por outros profissionais da área para se referir a determinadas jogadas e partes do campo.

Conheça um pouco sobre o vocabulário 'Titês' e entenda ao que o técnico se refere quando fala sobre 'zona 14'.

APPROACH

Continue lendo após a publicidade

Nesse contexto, o termo “approach” refere-se à abordagem inicial que o treinador Tite teve ao entrar em contato com 12 ou 13 jogadores do clube que ele convocou para a Seleção. Ele quer entender o comportamento dos jogadores e espera que essa abordagem inicial seja bem-sucedida em sua nova função como treinador do Flamengo.

ZONA 14

Esse termo se refere a uma área do campo de futebol que está localizada próxima à área de gol do time adversário. Veja esse exemplo usado pelo treinador: “Pergunta tática, resposta tática. Quando a gente fala, academicamente falando, na zona 14 ou praticamente falando o meia ponta de lança, o meia criativo, as duas posições, ele é um desses jogadores. Neymar é um desses jogadores. Paquetá é um desses jogadores. Everton Ribeiro é um desses jogadores. Claudinho é um desses jogadores”.

EXTERNOS DESEQUILIBRANTES

São o que chamamos de pontas habilidodos e de velocidade, como é o caso dos atacantes Bruno Henrique, Everton Cebolinha e Luíz Araújo. Ao ser perguntado sobre o quem se encaixaria nesse termo, Tite usou Philippe Coutinho como exemplo. "No melhor momento desta Seleção, nas Eliminatórias de 2018, Coutinho foi o que chamei de ‘externo desequilibrante’”.

TREINABILIDADE

Refere-se a evolução dos jogadores nos treinamentos. A expressão, inclusive, foi algo de brincadeira na época em que treinava o Corinthians, em 2011, os jornalistas alegavam que Tite usava 'palavras difíceis' em suas coletivas.

JOGADOR TERMINAL

O famoso artilheiro, jogador matador, o camisa 9. No Flamengo, esse jogador seria o Gabigol ou Pedro. Na temporada passada, o treinador usou essa expressão para se referir a Pedro: “Pedro especificamente é um ‘9’ de área, terminal. Jogador da última bola, jogador da conclusão. É o Fred atual. Tem grande capacidade de construção. Contra uma equipe que joga muito atrás, fechada, precisa de jogadas de lado que te permitam um gol de cabeça. O gol contra o Vélez Sarsfield (ARG) mostra isso. Ele empresta esta qualidade“.

REC 5

Durante a Copa do Mundo de 2022, Tite utilizou em muitas entrevistas o termo ‘Rec 5’. Na ocasião, o treinador foi questionado sobre o significado do termo e teve que explicar. “É o perde-pressiona. Tem uns que chamam de cinco segundos de loucura, outros que chamam de pressão imediata, de Rec 5. Usem o nome que quiserem“.

LATERAL CONSTRUTOR

Ou um meia que joga pelos lados, função que seria desempenha pelo Filipe Luís. Lateral que gosta de armar o jogo, e que não tenha o estilo de ‘correria’. “Na medida em que se tem pontas, tu não vais ter lateral ofensivo, vais ter lateral construtor. E a qualidade técnica individual que o Dani Alves empresta nesse quesito é impressionante. Qualidade técnica individual para ele ser um articulador, um organizador. Essa é a função dele, é isso que ele pode nos proporcionar, entre outras virtudes, como a liderança”, disse Tite, ao explicar o motivo da convocação do ex-Barcelona (ESP) na última Copa do Mundo.

Saiba mais

Comente